Novidades do IADE

Citando a notícia dada pelo colega Tilde:

"Quentinhas acabadas de sair.

As escolas de Design e Marketing & Publicidade que existem vão desaparecer e o IADE vai finalmente passar a ser um Instituto Universitário e oferecerá, em adição ao cursos e mestrados actuais, um doutoramento na área do design.

E agora algo surpreendente: Durante as férias de Natal está planeada a instalação de torniquetes dentro do IADE para restringir o acesso a áreas reservadas para estudantes por pessoas estranhas à universidade. A zona do bar e recepção devem continuar a ser de livre acesso.Os torniquetes serão activados com o cartão de estudante que é previsto estar disponível em Janeiro. Esta mudança poderá eventualmente permitir aos alunos entrarem e saírem do edifício 24 horas por dia.

O sistema de turmas vai acabar e com isto vai ser possível escolhermos um horário bem mais flexível. É claro que algumas horas vão ser sempre mais requisitadas que outras e existe um número limitado de lugares por aula, por isso é boa ideia dormirem à porta do IADE no dia da inscrição às disciplinas para apanharem o melhor horário possível. Isto está previsto para o inicio do próximo ano lectivo.

Até agora no fim de cada semestre cada aluno apenas podia fazer 2 exames de recurso. A partir deste semestre, pelo que entendi, podemos fazer quantos quisermos desde que não ultrapassemos os 30 ECTS. Também já não somos obrigados a ficar cá mais um semestre se chumbarmos a uma disciplina, podemos auto propor-nos para um exame no semestre seguinte mesmo sem estarmos inscritos nessa disciplina.

As notas também vão deixar de ser afixadas e passarão a estar disponíveis online de modo a que cada aluno apenas possa ver as suas, para tal serão providenciados uma password e username a todos os alunos. Estes últimos também serão usados para aceder a um mail pessoal do IADE que é suposto entrar em funcionamento dia 6 de Dezembro."

Digam lá que não é maravilhoso!
São muito boas novidades e óptimos progressos.
Estou ansiosa para vê-los em acção:)

2 comentários:

ana sofia santos disse...

por acaso não são
o sistema de escolher as horas sempre achamos que ia ser o caos e vai ser. tou pra ver os meninos espertos a passar a frente, tou pra ver muita gente com horarios estranhos, estou pra ver como vai funcionar :)
24 horas por dia também estou pra ver :)

Lidia Guedes disse...

Lool. Horários estranhos vai existir com certeza! Eu acho que por um lado é bom apesar de ter alguns contras. Por exemplo para quem trabalha vai ser óptimo. Assim ajustam-se os horários dos dois lados! Há várias faculdades que funcionam com este sistema e já há muitos anos e tanto quanto sei funciona tudo muito bem.:)