Eclipse

Ásia vai escurecer amanhã com eclipse solar mais longo do século.

O eclipse vai ter início no golfo de Khambhat, a Norte de Bombaim, e vai mover-se para Este, escurecendo a Índia, o Nepal, Burma, Bangladesh, Butão e a China. Depois continua para o Pacífico passando pelo Japão, e será visto pela última vez a partir da ilha de Nikumaroro, no Kiribati.

Mas a maior parte do continente asiático vai pelo menos ter oportunidade de ver parcialmente o eclipse. O fenómeno astronómico vai ter início esta madrugada às 01h14m54s (hora de Lisboa), e vai durar cerca de quatro horas. Pode ser seguido em tempo real no site Live! Eclipse 2009.

O último eclipse total, em Agosto de 2008, durou 2m27s, este vai chegar aos 6m39s. A grande duração vai ajudar os cientistas a estudar fenómenos solares. "Vamos ter que esperar algumas centenas de anos para ter outra oportunidade para observar o eclipse solar que dure tanto tempo, por isso é uma oportunidade muito especial", disse à AP Shao Zhenyi, astrónomo do Observatório Astronómico de Xangai, na China.

In Público

Lindo, lindo! Adorava ver:)
Mas parece que para ver algo idêntico por cá só mesmo a 12 de Agosto de 2026. Claro que haverão uns quantos antes, mas serão só parciais.

7 comentários:

Bruno Pereira disse...

Adoro estes tipo de eventos, lembro-me de à uns anos à noite de chuva de meteoritos por volta das 4h da manhã, fiquei acordado para ver o fenómeno e valeu apena (nas escuridão da serra da arrábida)

Lidia Guedes disse...

:)

Karlytus disse...

2026??? ok já marquei na minha agenda.. lool

Beijinho azulinho pra ti querida amiga!! :)

kiss me quick disse...

siim, eu tinha ouvido falar disto algures. deve ter sido genial

Karlytus disse...

2026?? já marquei na minha agenda.. ;) loool

beijinhooooo azuli!

PS: assim q vier de férias temos q combinar cafezinho boa?

Lidia Guedes disse...

Karlytus,

Boa, boa:)

Lidia Guedes disse...

Kiss me quick,

Sim tanto quanto pude ver na televisão, foi bem giro!